Descomplicando o projeto de pesquisa


 Escrever um projeto de pesquisa é um desafio que muitos temos de enfrentar, mas será que precisa mesmo ser esse bicho de 7 cabeças?

Não precisa!

Vamos descomplicar essa tarefa.

Quais sãos os principais tópicos que todo bom projeto de pesquisa precisa ter? De forma bem sucinta vou descrever o que colocar em cada item, e depois abordaremos em outras postagens de forma mais detalhada cada tópico deste. 

1. Introdução:

Você precisa nessa parte introduzir a conversa. Sabe quando você precisa contar um assunto meio chato para alguém, mas não pode chegar contando de uma vez? Então, funciona mais ou menos assim. Você usa a introdução para falar um pouco do contexto do seu trabalho, porquê pensou nele, de onde veio essa ideia mirabolante, enfim, esse é o espaço para você colocar o pano de fundo do trabalho. 

Imagina a conversa difícil com um amigo e você precisa ir aos poucos, comendo pelas beiradas, é isso. A introdução é esse espaço de amortecer para então entrar no assunto propriamente dito.

3 parágrafos é a receita básica.

no §1: fale do contexto

§2: o que é o assunto? explique.

§3: fale a estrutura do trabalho, como o seu trabalho irá trabalhar o tema, está dividido em quantas partes, cada uma fala o que? enfim, apresente o seu trabalho aqui.

2. Metodologia

Aqui você precisa escrever a receita do bolo que seguiu. Use esse espaço para contar como você fez. Onde você pesquisou. Quem você leu. Conta tudo, especifica. A função da metodologia é fazer que seu trabalho possa ser replicado por outro cientista, então conta a receita. Imagina um bolo, você precisa escrever direito o que usou, quanto tempo deixou no forno etc. Seja específico e detalhista. Não omita dados. E dica maravilhosa, leia outros trabalhos, leia metodologias e busque entender como funcionam os métodos científicos.

3. Objetivos

Para que você está fazendo esse trabalho? Qual é o objetivo? Pense e defina.

3.1 Objetivo geral 

Pense numa viagem, o objetivo geral é descansar! É o objetivo final.

3.2 Objetivos específicos 

Como você vai descansar? Primeiro, fazendo as malas. Acordando cedo no outro dia. Tomando café na padaria. Pegando a estrada. Passando pelas cidades x e y. Chegando ao hotel. Indo pra praia. E finalmente cumprirá o objetivo final que é descansar. Os objetivos específicos são as fases da pesquisa que você precisa cumprir. 

4. Referencial teórico 

Quais são os trabalhos que você está lendo, consultando que estão te ajudando na construção do seu trabalho? Eis o espaço para colocá-los! Escreva quais são esses trabalhos, coloque citações que embasem o seu trabalho. Lembre-se que um bom trabalho precisa de ótimas referências. Diga-me com quem andas e te direi que tipo de trabalho é o seu!

5. Cronograma

 Parte mais legal de fazer. Faça uma tabela no Word, coloque o tempo que você tem para terminar o trabalho, é um semestre? Coloque os meses lá. E coloque o que pretende fazer em cada mês até a conclusão do trabalho. Seja otimista e realista. Distribua os objetivos específicos pelos meses. Deixe um mês para o referencial teórico porque demanda mais tempo e atenção. Enfim, faça um balanço, um planejamento do que pretende fazer e quanto tempo tem para fazer. E mais importante, faça! Tudo o que começa tende a chegar ao fim, então mãos a obra. Fé em Deus e muito empenho e esforço que vai dar certo!


abraços litetários, 

Denise Dias. 

Comentários