Ainda vale a pena a vida acadêmica?

 Ontem eu li em um grupo de pós graduação uma postagem onde o autor falava sobre as dificuldades dos jovens doutores, mestrandos, etc. 

A postagem era verdadeira, muitas das aflições do autor são minhas também e outros pesquisadores começaram a comentar embaixo dizendo que eram deles também.

Fiquei pensando sobre isso, na desesperança que essa jornada científica tem gerado nos corações das pessoas que se dispuseram a percorre-la.

Muitos vão para a vida acadêmica porque gostam da pesquisa, participam de grupos de pesquisa durante a graduação e querem continuar. Seguem para o mestrado e vão direto para o doutorado, sem tomar nenhum fôlego entre essas fases (foi o meu caso).

Outros, deram pausas, foram para o mercado, fizeram uma coisa de cada vez, enfim, diversas são as histórias de como essa jornada acadêmica acontece com cada um.

O que importa é que todos que entram nessa querem algumas coisas em comum, retorno financeiro, reconhecimento e estabilidade. Acho que nisso todos concordamos.

Contudo, as reclamações constantes são de que isso não tem sido conquistado, seja para os que foram por esse caminho movidos por amor à pesquisa, ou daqueles que foram movidos por outras motivações. 

O fato é: ao chegar no final do longo e difícil caminho, muitos temos nos deparado com nada.

Não há emprego no final, nem dinheiro, nem reconhecimento, nem alegria ou satisfação.

Ao contrário, há exaustão, decepção, frustração e uma sensação de que "fui enganado". 

Enfim, mas por que (re)escrever essas coisas, sendo que a postagem de ontem do grupo da pós já dizia tudo isso?

Porque é preciso ter esperança.

Segundo o dicionário online esperança significa: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé.

É fácil acreditar que algo bom vai acontecer quando tudo a nossa volta é caos? 

De forma alguma é fácil! É mais difícil olhar para as coisas ruins e se render a isso.

MAS, a minha intenção é apontar para Deus. 

Sim, eu creio que Deus está vivo, e Ele pode mudar nossa história. 

Eu creio que há esperança pra nós pesquisadores, porque Deus é bom e certamente algo bom irá nos acontecer.

Há na bíblia um versículo que diz: "Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.(Romanos 12:12- tradução na linguagem de hoje)".

Tem sido dias difíceis para nós, pesquisadores do Brasil. Eu sou uma também. Eu sei.

Mas vamos ter esperança em Deus, não vamos perder a alegria e vamos seguir lutando, crendo que Deus irá nos abençoar.

Se com uma vaga numa universidade como docente. Se num pós doc fora do Brasil. Com um emprego em empresa. Concurso. Não sei. Ainda que hoje a gente não consiga ver nada. Vamos ter esperança. Fé.

Acreditar em Deus. Ele vai nos ajudar. 

E que hoje a gente possa nos lembrar de orar, falar com Ele, pedir a Ele o que precisamos. Não vamos perder a esperança. Algo bom irá acontecer. Não é em vão nosso trabalho.

Aguentem firmes, vamos ter esperança.




Comentários