Coisas impossíveis


 "_Não adianta tentar- disse. Não se pode acreditar em coisas impossíveis.
_ Eu me atrevo a dizer que você não teve muita prática - respondeu a Rainha._ Quando eu tinha a sua idade, sempre acreditava em coisas impossíveis meia hora por dia. Ora, houve vezes em que cheguei a acreditar em seis coisas impossíveis antes do café da manhã. Lá se vai meu xale outra vez!"
(CARROL, Lewis. Alice através do espelho. p. 58)

-

 Muitas situações se apresentam como impossíveis com uma frequência incrível! O impossível é um limite, um modo de contenção para os nossos sonhos, planos, objetivos. Mas, até onde o impossível pode ser empecilho para nós? Muitas vezes vejo pessoas que tem um vocabulário cristão impecável, citam versículos, falam sobre Jesus, vão aos cultos com frequência, são verdadeiros modelos de cristãos, no entanto, qualquer notícia os desestabilizam, o impossível os assusta de um modo contagiante, o medo do que pode ser, os domina ao ponto de viverem cativos em si mesmos, isolados como ilhas. O servir ao Deus do impossível não alterou o modo de perceber a vida, continuam limitados ao possível, com medo de tudo e todos, incapazes de enfrentar os limites da insegurança, presos por suas emoções, não contemplam o alto, não conseguem mais erguer os olhos e olhar adiante, para cima, para o Reino, para o Senhor do impossível.

Servir ao Deus do impossível precisa impactar nosso modelo de vida, senão é um discurso vazio, sem prática, ineficaz. Saber que Ele é o Senhor do impossível nos traz segurança para viver vidas que podem até sentir medo, mas jamais serem dominadas por ele. Vidas que sejam frutíferas, os frutos que produzimos são para os outros, não podem ser para nosso próprio bem estar. Isso não é fruto, é engano. Se a vida do cristão não serve aos outros, tem algo muito errado nessa interpretação. 

Quando alguém precisa de ajuda você se disponibiliza a ajudar? Ou sempre está ocupado demais com sua vida, com suas coisas, com você mesmo? Estamos aqui para servir, não para sermos servidos. Servir ao Deus do impossível é saber que podemos amar, servir e cuidar uns dos outros, porque Ele faz isso conosco e através de nós. Servir ao Deus do impossível é viver uma vida diferente do possível, é desafiar os limites da razão, é amar a Deus sobre todas as coisas e amar o outro como a mim mesmo, isso é muito difícil, e só é possível quando de fato estamos conectados ao Deus do impossível. 

Amar e viver com o Deus do impossível significa não olhar para as minhas necessidades somente, em como eu estou, como eu me sinto, como eu isso ou aquilo, mas é olhar para o outro, é viver uma vida comprometida com o bem estar do outro, é considerar o que o outro pensa, sente, é entender que cada um é um, é saber o meu lugar, é reconhecer que cada um é um solo sagrado, preciso respeitar, tirar os sapatos ao pisar no solo do outro. Isso é impossível para quem vive apenas diante do espelho, olhando para si mesmo. Mas para quem ama a Jesus, é possível.

O impossível é um adjetivo subjetivo para quem serve verdadeiramente ao Deus do impossível, pois pode ser impossível para mim hoje fazer isso ou aquilo, mas pode ser que amanhã Deus transforme o meu impossível em possível. O que eu preciso fazer é crer, acreditar.

Como a rainha louca disse para Alice na citação acima, é preciso acreditar algumas vezes por dia em algumas coisas impossíveis, seja em qualquer área da nossa vida. Mas acreditar por acreditar, eu penso ser ineficaz, é preciso crer que o Deus do impossível está conosco, é preciso entregar e confiar que Ele pode todas as coisas, e se Ele quiser o impossível que for, pode vir a ser possível a qualquer momento.

Seja na nossa vida espiritual, seja profissional, familiar, sentimental, física,  seja o que for, Ele pode transformar o impossível. Veja através do espelho, olhe para Ele, e se permita viver o impossível.


abraços literários,

Denise Dias.

Comentários