Leituras do primeiro semestre de 2021

 E já estamos em julho (graças a Deus). Esse ano eu comecei sem meta de leitura, porque já comecei exausta, por causa dos trabalhos do doutorado, dos artigos escritos e sempre para escrever, dos artigos para ler, do inglês para aprender, enfim, a leitura ficou de fora do meu planejamento. O que tivesse que ser, seria. 

Na verdade, esse ano eu comecei a escrever a tese propriamente. Já escrevi meu primeiro capítulo e pra mim, é uma sensação de uau... que coisa incrível. Quando lembro que uns anos atrás eu achava que passar no mestrado era uma coisa totalmente impossível. Enfim, apesar de ser um ano duro, porque ainda estamos na insegurança da pandemia, ainda moro no lugar que detesto, ainda preciso suportar olhares e falas preconceituosas sobre ser uma pós-graduanda; apesar disto, eu estou feliz e grata porque estou trabalhando em algo que tenho muita paixão e orgulho.

De forma geral meu 2021 tem sido isto, muito trabalho, muita pressão, muita insegurança de estar fazendo tudo errado, mas ao mesmo tempo, uma sensação de gratidão que preenche cada parte de mim por estar construindo a tese e poder viver isso, porque foi muito difícil conseguir entrar no doutorado e hoje viver isso, é indescritível. Minha gratidão a Deus é imensurável. 

Mas o que tem a ver com minhas leituras toda essa conversa fiada? É que mesmo não tendo meta determinada esse ano para ler 50 livros, eu estou conseguindo ler de forma razoável e queria registrar aqui minhas leituras até agora.

Os livros como sempre, tem sido meu abraço, minha companhia, minha distração, entretenimento, fonte de trabalho, entre tantas outras funções que a literatura tem na minha vida.

até aqui eu li:

1. O milagre (Nicholas Sparks)

2. Mafalda (Quino)

3. No oeste, a terra e o céu (Sandro Dutra)

4. Os criminosos de novembro (Sam Munson)

5. A garota que você deixou pra trás (Jojo Moyes)

6. A rosa do povo (Drummond)

7. Novos poemas (Drummond)

8. Claro enigma (Drummond)

9. Dias melhores virão (Max Lucado)

10. Derrubando golias (Max Lucado)

11. Getúlio 1882-1930 (Lira Neto)

12. Inteligência para concursos (Pier)

13. Autoestima blindada (William Sanches)

14. As cores da vida (Kristin Hannah)

15. O amanhã não está à venda (Ailton Krenak)

16. P e Q (PowerPaola)

17. Neve e Cinzas (Sara Raasch)

18. A cruel pedagogia do vírus (Boaventura de Sousa Santos)

19. Tudo tem uma primeira vez (Mariana Khalil)

20. Caçando carneiros (Murakami)

21. Sociedade do cansaço (Byung Chul Han)

22. Harry Potter e o cálice de fogo (J.K. Rowling)

-

Esses são os livros que consegui ler até agora. Uma lista bem mista de estilos. E seu 2021, como tem sido o balanço até aqui, onde a leitura entra nessa lista?

-

Abraços literários,

Denise Dias.




Comentários