enfrentando a vida acadêmica no governo bolsonaro

 Faz tempo que não posto nada no blog porque ultimamente tenho tido dificuldade até mesmo para escrever meus trabalhos. Escrever é uma tarefa difícil porque você precisa estar bem para fazer, atividades físicas dá pra fazer sem estar bem mentalmente, mas escrever não; pelo menos comigo, posso passar horas em uma frase, sem conseguir me mover dela, porque os pensamentos não querem ser traduzidos. E meu trabalho é escrever, relatar, analisar e identificar movimentos políticos e legais que influenciam as políticas ambientais do país; aí surge a dificuldade, como ficar bem num momento tão complicado como esse? A pandemia por si só é um desastre. Mas graças a Deus, meus pais já vacinaram, eu não, mas tudo bem porque vivo isolada mesmo, e minha preocupação maior era com eles. Mas além da pandemia, tem esse desgoverno. Pra quem vive da pesquisa, não está fácil. A incerteza sobre nossas bolsas, que deveriam ser chamadas de salário. É um corta verba danado, a incerteza se a universidade vai fechar ou não. A incerteza quanto ao nosso trabalho, nunca na minha vida havia sentido receio de criticar governo nenhum em trabalho, mas ultimamente tem que ter cautela no que diz sobre o governo atual, sob risco do trabalho não ser publicado, porque o governo não aceita ser criticado e boicota quem o faz. Se nosso papel na ciência é neutro, não devíamos ter que temer um governo, mas a verdade é que ele tem infernizado tanto a nossa vida, que acabamos temendo sim. Quanto ao mercado de trabalho é outro dilema, os salários para professores estão cada vez mais baixos, e menos concursos, apenas processos seletivos, porque assim fica mais fácil nos descartar. É isso, nos tornamos descartáveis. E não tem a ver com partidarismo, antes que venham encher minha paciência com essa baboseira, nunca fui a favor do Lula, nem na Dilma eu votei na época, mas hoje, se preciso faço campanha política pro Lula, porque o que está acontecendo na educação é caótico. É um desrespeito. Somos trabalhadores, me desculpe quem está em faculdade particular, que o pai pagou, talvez você até tenha estudado e tal, mas nunca vai entender o que é acordar 4:30 da manhã, ter que ter nota acima de 8 pra manter sua bolsa, trabalhar, e ainda assim, conseguir participar do grupo de pesquisa, apresentar trabalho, organizar eventos, e ainda conseguir amar muito tudo isso, ao ponto de submeter ao processo seletivo de mestrado, depois de doutorado e continuar até ... até que venha um governo que ameace tudo aquilo pelo qual você se dedicou e acreditou a vida inteira. É assim que me sinto, são 10 anos que estou nessa luta, desde a graduação, 5 anos, mais 1 ano de especialização, mais 2 de mestrado, mais 2 de doutorado (ainda restam 2), são 10 anos estudando um tema, me dedicando, aprimorando, escrevendo, escrevendo, apagando, apagando, sonhando com o cargo de funcionária pública, professora de universidade pública, porque universidade pública é diferente sim, e eu posso falar porque fiz graduação em universidade particular (bolsista) e já trabalhei em universidade particular, se você acha que não tem diferença, precisa frequentar uma universidade pública e perceber por si mesmo que é outra história, é outro nível! E meu sonho sempre foi estar em uma universidade pública, porque eu sou pobre, acredito que o ensino público gratuito de qualidade, transforma a vida das pessoas, porque transformou a minha vida! Bolsas de pesquisa, permanência, são fundamentais para quem não tem 1 real no bolso para almoçar! Eu e meu irmão já almoçamos e jantamos muitas vezes no restaurante universitário porque não tínhamos nada em casa. Meu irmão na época tinha bolsa permanência, e graças a isso, uma ajuda de 400 reais, a gente se virava em Goiânia para estudar, estudar com garra, estudar muito, porque o estudo é tudo o que temos, e nos orgulhamos demais disso! Não foi ninguém que manteve a gente, foi esforço, foi luta, muito estudo! E aí, chegamos num governo em que somos vistos como vagabundos, estudantes de universidade pública pra ele são tratados como a toa. Isso é ridículo, é uma afronta!! Cortar as bolsas é comprometer vidas de pessoas que dependem delas! Como estar bem com tanto ataque desse governo? E pra piorar eu trabalho com pesquisa na área de política ambiental, é desastre atrás de desastre. Tem dia que dá vontade de parar de estudar, arrumar um emprego técnico e esquecer tudo isso. Mas minha vontade de continuar ainda é mais forte, mesmo que bem menos intensa que um dia foi. Olho pra Deus, lembro que ele me trouxe até aqui, e que Ele sabe pra onde vai me levar. Minha esperança para o Brasil atual? Zero. Sair daqui. E pra completar a minha imensa decepção, a maioria dos crentes apoiam esse desgoverno, o que eu jamais conseguirei entender.  Um governo cruel, mentiroso, destruidor de vidas. Enfim, sigo à espera de esperança e força pra não desistir. Espero que estejam bem, e que fiquem bem, apesar de tudo.

Comentários

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!