entre lutar e descansar

Certa vez, alguns homens que moravam no mesmo lugar, voltaram juntos após o trabalho, para suas casas, mas ao chegarem, perceberam que ladrões vieram de sobressalto e levaram todos os seus bens, e como se isso não bastasse, levaram também suas mulheres e filhos. Imagine que desastre, você volta pra casa junto com seus companheiros, após um dia longo e se depara com tamanha assolação! 

É isso que nos narra a bíblia em 1 Samuel, capítulo 30. Davi passou por essa situação. Após o choque de perceber que havia sido roubado em grande escala, ele pede a Deus direção sobre o que fazer, e Deus o direciona a ir atrás dos ladrões. Ele chama seus companheiros para irem à luta, recuperar seus bens e famílias, mas, conta a história que muitos dos seus companheiros, estavam exaustos demais para continuar a jornada, e simplesmente pararam em um ribeiro chamado Besor.

Todos os homens tinham sofrido danos imensuráveis, todos estavam cansados, pois estavam voltando de viagem. Todos estavam muito tristes: "Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças."1 Samuel 30:,4  Todos eles estavam na mesma situação (aparentemente).

A mesma circunstância e dois comportamentos. Uns ficaram. Outros decidiram lutar.

A história conta que enquanto os que decidiram lutar, iam no caminho perseguindo os seus salteadores, encontram com um egípcio, que lhes deu informações sobre o paradeiro dos homens que perseguiam, e eles seguiram as orientações do egípcio, reconquistaram seus bens e família.

Ao voltarem para sua cidade, narra o texto que alguns dos que foram na perseguição acharam injusto que os que ficaram no ribeiro de Besor recebessem a mesma recompensa do que eles, mas Davi tomou partido pelos que ficaram, e ordenou que todos recebessem a mesma quantidade, os que foram na perseguição e os que ficaram no descanso de Besor.

Enfim, o que podemos aprender com esse texto?

Pelo menos duas importantes lições, a primeira é que muitas vezes na nossa caminhada, não teremos forças para continuar lutando, e precisaremos parar perto de um ribeiro para descansar, e quando isso acontecer, está tudo bem, assim como Davi foi e lutou por aqueles que precisavam descansar, Jesus luta por nós, Ele cuida de nós, assim como Davi cuidou daqueles homens, quando chegar o momento de precisar parar, pare, encontre paz no ribeiro de Besor, que para nós é o rio da vida, que flui do trono de Deus, descanse em Deus, Ele está pleiteando suas batalhas, confie e descanse.

A segunda lição é que muitas vezes precisaremos lutar mais um pouco, aqueles homens quando voltaram para casa, vinham com a intenção de rever suas famílias, e descansar, mas tiveram uma surpresa desagradável, e mesmo exaustos, tiveram que lutar mais um pouco. E mais que isso, tiveram que lutar também por aqueles que não podiam mais lutar. Mas o que aprendemos aqui? Que o egípcio que apareceu no caminho, trazendo as instruções que lhe garantiram a vitória sobre os seus opressores, veio de graça, bem como a provisão de Deus para nós vem de graça, se você precisar aguentar mais um pouco, fique firme que Deus lhe trará a provisão Dele, como o egípcio apareceu para os ajudar, também virá a graça de Deus sobre a sua vida, porque Deus é quem te sustenta.

Eu não sei qual lado te representa mais, se o lado daqueles que não aguentam mais e estão no ribeiro deitados, ou se o lado daqueles que foram a luta. O que posso aprender e compartilhar sobre esse texto é que seja qual lado você estiver, saiba que Deus está com você, cuidando de você. Se você precisa de um descanso, tudo bem, Ele entende e cuida de você. Se você precisa seguir mais um pouco, Ele também está com você. 

Se você ficou no descanso, seja grato e reconheça a graça. Se você foi pra batalha, seja grato e reconheça a graça.

Se você ficou no descanso, lembre-se que tem alguém lutando por você, seja grato. Se você foi pra batalha, lembre-se que tem alguém cuidando de você, seja grato.

Se você aguenta mais um pouco, seja paciente e bondoso com quem não aguenta. Todos nós precisamos do ribeiro de Besor em algum momento. E todos nós precisamos lutar por nós e por mais alguém em algum momento. Seja qual momento você estiver, o que importa é quem está com você.


Deus te abençoe.

abraços literários, 
Denise Dias.


Comentários

  1. Sim a momentos que fazemos igual Davi,clamamos forças para poder continuar,e no final percebemos que nunca estivermos sozinhos sempre tivemos alguém do nosso lado,que seja orando,ou levando ao lado a lado isso é maravilhoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!