Como lidar com ansiosos

 Você é uma pessoa ansiosa? Conhece alguém ansioso? Eu me percebo ansiosa em algumas situações, como por exemplo quando tenho um trabalho para entregar, ou quando aguardo por uma viagem. Mas nesses tempos de Covid-19, quem tem o luxo de falar que não tem ansiedade em algum momento ou outro? É tanta ansiedade, tanto medo, tanta incerteza e frustração que não teriam caminhões para carregar tudo isso para fora de nós. Mas hoje, eu quero compartilhar uma palavra de paz.

Em Provérbios 12. 25 a bíblia orienta que "o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima." e logo no verso seguinte, diz que "o homem honesto é cauteloso com suas amizades" (v.26). O que isso pode nos ensinar?

A ansiedade que temos sentido é algo comum, não é exclusivo seu, acredite. Você não é mais especial que os outros, todos estamos no mesmo barco, navegando por um mar de dúvidas, medo e angústia. E se você olhar um pouquinho para o lado vai achar alguém que está caindo para fora do barco, e é sobre essa pessoa que está caindo que quero falar, sabe aquela pessoa que você conhece que está em uma situação pior que a sua? Sempre existe essa pessoa, não ceda a tentação de achar que você é a pessoa mais sofredora do universo, porque não é. Pessoas ao seu redor estão precisando de cuidado, olhe para o lado, consegue visualizar aquela pessoa que precisa de uma palavra de ânimo?

Então vamos lá, leve uma palavra bondosa para esta pessoa hoje. A bíblia diz que a palavra bondosa pode animar, trazer força, levantar alguém. Se alguém hoje reclamar pra você sobre alguma coisa, combata a reclamação com uma palavra de ânimo. Sei que dias terríveis estamos vivendo, mas Deus continua sendo bom, continua sendo Deus, e ainda temos muito para agradecer. Não se foque nas coisas ruins, mas olhe para as coisas boas que Deus te deu hoje, você está vivo, e com certeza experimentou uma comida, um banho, a luz do sol, uma roupa limpa, olhe para as coisas boas que Deus tem te dado. Olhe para Jesus, alimente-se de boas fontes de amizades, pessoas que podem fazer o mesmo por você quando for a sua vez de ficar deprimido. 

Precisamos de amigos que tenham a capacidade de nos lembrar das coisas boas, da bondade de Deus, porque em algum momento podemos nos esquecer e nos deprimir pensando nas tragédias deste mundo. Mas sempre existirão aqueles que nos lembrarão e nos trarão ânimo. Seja uma pessoa que leva ânimo para aqueles que sofrem, para os ansiosos, e busque pessoas que tragam essa luz pra sua vida. 

Que Deus nos ajude a passar por esta situação caótica com força, sabedoria e amor. 

abraços literários, 
Denise

Comentários

  1. Texto maravilhoso, muito sensível!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto amiga, parabéns! Sempre devemos ter fé em dias melhores e que Deus cuida de nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!