Sobre formigas e vida sábia


A bíblia instrui para prestarmos atenção nas formigas. Neste conselho, eu me atento no quanto cada pequeno detalhe da criação tem algo para ensinar, revelar e melhorar quem somos, quando nos abrimos a isso. As formigas são esses seres pequenos, que se movem rapidamente em todo canto da casa. Quem nunca se deparou com uma ou várias delas, carregando pedaços de comida, insetos, ou folhas? Elas são seres extraordinários, e não é a toa que no livro de Provérbios contém esta indicação, de prestarmos atenção nelas, pois têm várias lições para nos ensinar, como indivíduos e sociedade. 
As formigas suportam peso máximo quando são convocadas a trabalharem, elas se unem diante dos desafios, e não se auto boicotam, elas são cooperadoras, trabalham unidas para o bem comum. São precavidas, pois armazenam comida para os tempos difíceis, e quando esses tempos chegam (porque sempre chegam) elas não precisam se preocupar; além disso, elas desfrutam do descanso, pois saboreiam o fruto do seu trabalho duro no tempo devido. As formigas trabalham para deixarem um legado para as próximas gerações, tendo em vista que vivem muito pouco, grande parte do seu trabalho será usufruído por aquelas que as sucederão. São seres extraordinários porque são trabalhadoras, unidas, e comprometidas em se manterem vivas por gerações. 
Neste livro, o pastor Davi Lago e o juiz William Douglas, abordam essas características das formigas e apontam como podemos extrair princípios de comportamento desta impecável sociedade. Podemos ser disciplinados como as formigas, trabalhando duro, suportando o peso ainda que seja aparentemente impossível, quando confiamos em Deus, e nos dispomos a reclamar menos, agradecer e fazer o que precisa ser feito, sem rodeios, apenas fazer aquilo que é necessário se fazer, assim chegaremos ao final da jornada com os resultados que almejamos conquistar. Também devemos aprender com elas sobre a união, sobre entender que o nosso próximo faz parte de nós, e nós dele, e assim se o prejudico, me saboto automaticamente, precisamos aprender que o egoísmo não é vantagem pra ninguém, o individualismo gera mais danos que benefícios, é na união que mora a força, se um cair,  o outro o levantará, é melhor serem dois do que um, quando nos unimos, somos aptos a somar as alegrias e dividir as tristezas, podemos render mais, sermos mais! Em um mundo onde o egocentrismo é mais exaltado que tudo, que possamos olhar para as formigas e aprender sobre o valor da convivência, da família, dos amigos, da união, parar de guerrear uns contra os outros, e trabalharmos juntos, para a realização de uma tarefa, de um projeto, ou de um mundo melhor. Também temos como lição a disciplina das formigas de ajuntarem em tempos de fartura para precaverem-se de tempos de abstinência, precisamos sermos sábios para entender qual é o tempo que estamos vivendo, se fartura, ou abstinência, e assim gerenciar nossos recursos de maneira coerente, sem pensar apenas no presente, mas projetar planos e sonhos para o futuro. Precisamos aprender o valor do descanso, num mundo onde pede sempre mais, precisamos sermos sábios para estabelecer limites, pausas, e repousos. E por fim, o legado, precisamos deixar um legado nesse mundo, e essa é uma questão que só cada um pode saber, qual é o seu legado? O que você nasceu para fazer? Cada um tem um propósito, e nesse propósito podemos revelar o amor de Deus; para mostrar o amor de Deus, precisamos antes termos sido tocados por ele, e isso está interligado em sabermos quem somos e o que fazemos aqui nesse mundo. Qual é o legado que você quer deixar? De ser um bom amigo? De ter publicado um ótimo trabalho? De ter sido uma boa mãe, ou pai? De ter sido alguém que ajudou o mundo a ser mais bonito? Precisamos nos lembrar que nossa vida não é em vão, nenhuma vida é em vão. Temos um lugar no mundo que é só nosso, e mesmo diante de uma multidão de humanos formiguinhas, ninguém jamais ocupará esse lugar que é só nosso, então vamos fazer o melhor que podemos para deixarmos nosso legado mais lindo possível. Sejamos excelentes em tudo, no amar, no falar, no viver!! Sejamos excelentes como as formigas, como pessoas, como sociedade, como companheiras umas das outras.


Com certeza o livro tem muito mais lições, e leia se tiver a oportunidade, pois acrescenta muito na vida da gente. Essas foram as principais contribuições que serviram pra mim, e espero que te abençoem também. Sejamos pontes sempre. 

abraços literários,
Denise Dias
 

Comentários