Harry Potter e a vida cristã

Lendo Harry Potter e o cálice de fogo encontrei uma importante lição sobre a vida com Jesus:

"Agora... essas três maldições, Avada Kedavra, Imperius e Cruciatus, são conhecidas como as Maldições Imperdoáveis. O uso de qualquer uma delas em um semelhante humano é suficiente para ganharem uma pena de prisão perpétua em Azkaban. É isso que vão ter que enfrentar. É isso que preciso lhes ensinar a combater. Vocês precisam estar preparados. Vocês precisam de armas. Mas, acima de tudo, precisam praticar uma vida de vigilância constante, permanente." (Rowling, p. 144)
-
As maldições imperdoáveis significam:
a) Avada Kedavra: matar alguém.
b) Imperius: manipular alguém
c) Cruciatus: causar dor em alguém
-
Segundo os ensinamentos de Jesus para matar alguém não precisamos fazê-lo literalmente, mas basta que o façamos com nosso pensamento. É difícil não matar, não desejar a morte, não aplicá-la.
A manipulação das pessoas também é uma tentação, pois o tempo todo somos condicionados a satisfazer nossos próprios interesses, e para isso, tentamos controlar o que estiver em nosso alcance, inclusive pessoas.
E por fim, causar a dor nas pessoas é algo quase natural numa sociedade como a nossa. Queremos ter a última palavra, custe o que custar. Não nos importamos com o coração dos outros, com o que o outro tem vivido, queremos nos realizar e sentir realizados, como um trator, vamos atropelando quem estiver na frente, causando dores visíveis e invisíveis até mesmo (principalmente) nos mais próximos.
No livro, é falado que essas maldições são imperdoáveis e que são passíveis de prisão perpétua, contudo, é possível vencê-las, e  para isso é necessário estar vigilante e saber usar bem suas armas. 
Qual a aplicabilidade de algo tão fantasioso na nossa vida?
É simples, quando amamos a Jesus, obrigatoriamente devemos amar o nosso próximo, e isso automaticamente inclui não o matar, fisicamente ou mesmo nos pensamentos, não o manipular de forma alguma, não ser egoísta, e não causar dor no outro de forma alguma, mas sempre, SEMPRE, fazer o bem. Simples não é? Não é. Eu gostaria que todas essas coisas fossem simples de serem aplicadas, mas não são, todos os dias eu preciso lutar contra esses impulsos de morte, egoísmo e maldade que naturalmente em mim estão, falho constantemente. Contudo, a receita pra que consigamos vencer essas vontades nocivas é a mesma do livro, sermos vigilantes, sermos perseverantes. A bíblia diz que precisamos ser vigilantes, ou seja, é necessário que estejamos atentos aos nossos impulsos, que tentemos controlá-los ao invés de deixar que eles nos controlem, é preciso ser vigilante na oração, porque só ela nos conecta ao Criador, e só Ele pode nos fazer ter a vitória sobre nossa natureza pecaminosa. Precisamos ainda perseverar na busca de Jesus, precisamos ler a bíblia, e tentar aplicá-la. Perseverar porque não é fácil. Perseverar porque certamente vamos cair várias vezes antes de conseguir. Perseverar porque somos imperfeitos. Perseverar até o fim, até o dia em que estaremos com Jesus.
-
Abraços literários,
Denise.


Comentários

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!