O alquimista- Paulo Coelho



Sempre frequentei bibliotecas públicas e sempre me recordo de ver este livro nas prateleiras, sem contudo nunca o ter lido. Já o folheei e já considerei o ler algumas vezes,  mas o fato de Paulo Coelho ser descrito como um bruxo sempre me afastou da curiosidade da leitura. Agora, com 28 anos, vi uma edição nova dessa obra e fiquei com vontade de conhecer finalmente, e um pouco envergonhada até, porque sempre fiquei cativa do preconceito e não me permiti ler um simples livro.
Li o livro em pouquíssimos dias, e amei! A história é maravilhosa! É a jornada de um jovem em busca de um sonho de conhecer o mundo e encontrar o seu tesouro. Cheio de referências bíblicas, poético, bem escrito e com muitos ensinamentos e reflexões sobre a vida de forma geral. Gostei muito e com certeza irei ler outros livros desse autor.
Ocorre que eu acabei postando o livro em minhas redes sociais, e uma pessoa veio me perguntar se eu estava lendo livros espíritas, eu respondi que não, e que esse era um livro de ficção brasileira, mas fiquei refletindo sobre a situação,  e se por um acaso, eu estivesse consumindo literatura espírita? ou budista? ou católica?ou o que for? qual é o problema que muitos "cristãos" enxergam na exploração cultural? Eu amo Jesus, eu estudo a bíblia, eu tento viver uma vida que honre o nome de Jesus, e em nenhum momento vejo isso como limitante ao desenvolvimento da minha vida acadêmica ou artística, ou qualquer outro setor. Nesse sábado, estava estudando a carta que o apóstolo Paulo escreveu para os gálatas, e me detive no que ele diz sobre a liberdade, Jesus não nos chamou para sermos escravos de tradições humanas e limitações humanas, mas para a liberdade e mudança de mente que ELE proporciona, no entanto, percebo que a religião de forma geral, acaba sendo muito mais um instrumento de limitação do que libertação. A liberdade que Jesus nos proporciona é uma liberdade total, onde nossos pensamentos e sentimentos serão guiados por ELE porque ELE está vivo afinal. Então por que ainda preciso ser questionada sobre o que me proporciono ler ou ouvir por meus companheiros "cristãos evangélicos"? Talvez seja porque ainda não entenderam que somos livres, e que o próprio Jesus nos direcionará no que é bom ou não, no que nos convém ou não, no que devemos ou não pensar, fazer ou falar. Permita-se pensar. Permita-se ouvir. 
Permita-se sair dessa caixinha escura e suja que a religião constrói ao redor de quem assim o permite. Permita-se conhecer a Jesus plenamente e não ser escravo das tradições e regras humanas. Jesus sim, para sempre. Religião não, nenhuma amarra mais, porque ELE me libertou para a liberdade. 

abraços literários,
Denise


Comentários

  1. Concordo plenamente com esse texto até porque sempre pensei assim também, quando estamos em Cristo verdadeiramente podemos passar em várias literaturas e falar com quem quisermos só testificaremos ainda mais que nós estamos no caminho certo!em Cristo Jesus, não por medo neim por religiosidade más sim por amor verdadeiro sem precisar provar pra ninguém pois ele sabe o que realmente nós pensamos, infelizmente a maioria das igrejas não vivem o verdadeiro evangelho, antigamente eu tinha medo de afirmar isso, hoje não, hoje falo com convicção, desculpa o desabafo mais é o que estamos vivendo templos lindos e pessoas "perfeitas" louvores lindos más se um presidente maluco começar a falar que vai matar quem não é cristão eles acreditam e apoiam,só pensam em dinheiro e quem não consegue permanecer no grupinho de líderes são excluidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!