Série: o que significa ser uma pesquisadora? - Romênia de Sousa

A segunda pesquisadora que falará um pouco dessa dinâmica da pesquisa é a Romênia de Sousa, Graduada em História e Pedagogia. Especialista em Docência Universitária e Psicopedagogia. Mestre em ciências sociais e humanidades- UEG, Professora da rede estadual de Goiás e da rede municipal de Goiânia.
-
1)       Do que se trata sua pesquisa:
A relação entre o envolvimento de jovens com as drogas, a evasão escolar e o local onde residem.

2)       Como é a rotina do mestrado/doutorado pra você?
É bastante exigente e muitas vezes cansativo. É necessário estabelecer horários e metas para tudo, desde leituras, escritas e nossa vida profissional e pessoal.

3)       Além de assistir aulas, o que você faz?
É necessário muita leitura, dos materiais das aulas e de outros que poderão contribuir para sua pesquusa. Tem também as atividades de resumo e fichamento dos textos lidos, para podermos usar em momento posterior.

4)       O que significa ter uma bolsa pra você?
A bolsa foi essencial. Sou professora e tive que reduzir a carga horária para cumprir de maneira mais satisfatória possível as obrigações do mestrado.

5)       Para ou por que que você escolheu fazer mestrado/doutorado?
Gosto de estudar, de conhecer coisas novas e entender como tudo se da realmente, sem filtros. A ideia de ser ludibriada não me agrada. E sei, só o conhecimento na fonte pode nos dar segurança sobre o que vivemos.

6)       Existe muita pressão?
As dadas, os prazos já nos pressionam naturalmente. Como bolsista temos a pressão pelo resultado, afinal temos que dar uma resposta ao financiador. Alguns apontam pressão também dos orientadores, mas felizmente não vivi essa experiência.

7)       O que mais te chateia no mestrado/doutorado?
O pouco tempo para tanta coisa. Queria ter lido e pesquisado muito mais.

8)    Em que sua pesquisa é útil para a sociedade?
Foi importante pois colabora para o entendimento de que há múltiplos fatores que levam um sujeito vá se envolver com as drogas, fugindo da ideia de que é rebeldia, ou ele quis experimentar e se viciou. É uma situação ampla e complexa, que poderia ser objeto de análise de diferentes segmentos da administração pública para possíveis tomadas de ação.



Comentários

  1. Diorlene Neres Rosa3 de abril de 2020 às 20:37

    Essa professora me ensinou a fazer redação, melhorou minha caligrafia e cobrava muito de mim Sou grata por tudo que você fez na minha alfabetização (antigo 4 ano), me lembro do projeto de
    Redação que mesmo sem verbas não desistiu de nos ensinar. Saudades de você!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!