A segunda pesquisadora que falará um pouco dessa dinâmica da pesquisa é a Romênia de Sousa, Graduada em História e Pedagogia. Especialista em Docência Universitária e Psicopedagogia. Mestre em ciências sociais e humanidades- UEG, Professora da rede estadual de Goiás e da rede municipal de Goiânia.
-
1)
Do que se trata sua pesquisa:
A relação entre o envolvimento de jovens com as
drogas, a evasão escolar e o local onde residem.
2)
Como é a rotina do mestrado/doutorado
pra você?
É bastante exigente e muitas vezes cansativo. É
necessário estabelecer horários e metas para tudo, desde leituras, escritas e
nossa vida profissional e pessoal.
3)
Além de assistir aulas, o que você faz?
É necessário muita leitura, dos materiais das aulas
e de outros que poderão contribuir para sua pesquusa. Tem também as atividades
de resumo e fichamento dos textos lidos, para podermos usar em momento
posterior.
4)
O que significa ter uma bolsa pra você?
A bolsa foi essencial. Sou professora e tive que
reduzir a carga horária para cumprir de maneira mais satisfatória possível as
obrigações do mestrado.
5)
Para ou por que que você escolheu fazer
mestrado/doutorado?
Gosto de estudar, de conhecer coisas novas e
entender como tudo se da realmente, sem filtros. A ideia de ser ludibriada não
me agrada. E sei, só o conhecimento na fonte pode nos dar segurança sobre o que
vivemos.
6)
Existe muita pressão?
As dadas, os prazos já nos pressionam naturalmente.
Como bolsista temos a pressão pelo resultado, afinal temos que dar uma resposta
ao financiador. Alguns apontam pressão também dos orientadores, mas felizmente
não vivi essa experiência.
7)
O que mais te chateia no mestrado/doutorado?
O pouco tempo para tanta coisa. Queria ter lido e
pesquisado muito mais.
8) Em que sua pesquisa é útil para a
sociedade?
Foi importante pois colabora para o entendimento de
que há múltiplos fatores que levam um sujeito vá se envolver com as drogas, fugindo
da ideia de que é rebeldia, ou ele quis experimentar e se viciou. É uma
situação ampla e complexa, que poderia ser objeto de análise de diferentes
segmentos da administração pública para possíveis tomadas de ação.
Essa professora me ensinou a fazer redação, melhorou minha caligrafia e cobrava muito de mim Sou grata por tudo que você fez na minha alfabetização (antigo 4 ano), me lembro do projeto de
ResponderExcluirRedação que mesmo sem verbas não desistiu de nos ensinar. Saudades de você!