História dos Estados Unidos - Leandro Karnal et al

A princípio quero dizer que fiquei um tanto contrariada com esse livro porque aparentemente ele é todo do Leandro Karnal, no entanto, isso não é verdade, o livro foi escrito pelo doutor em História Social pela USP Leandro Karnal, pelo doutor em História pela Queen's University (Canadá) Sean Purdy, pelo doutorando em História Cultural pela Unicamp Luiz Estevam e pelo mestre em História Cultural pela Unicamp Marcus Vinícius de Morais. Feita minha crítica a não menção na capa do livro aos outros ótimos autores, vamos para minhas impressões sobre o conteúdo.
O livro é uma excelente fonte de estudos para quem deseja conhecer mais sobre a história dos EUA, no meu caso, cheguei até ele em decorrência da minha pesquisa de doutorado, que me forçou a conhecer mais sobre os EUA. Confesso que nunca tive muito interesse nos EUA, e por isso sei tão pouco sobre sua formação e constituição, mas também confesso que me senti encantada em muitos aspectos pela história dessa potência mundial. Essa é uma das muitas bençãos da leitura, abrir nossos olhos para aquilo que não podíamos ver. O que o livro trouxe de novo pra mim? Bom, o fato das notáveis semelhanças nas políticas públicas que o Brasil tenta copiar, mas nem sempre é bem sucedido. Por exemplo a questão da expansão da fronteira agrícola norte- americana que nosso presidente Getúlio Vargas tentou implementar no Brasil nos anos 1930. Além disso há a grande influência política sobre as tomadas de decisões brasileiras que são bem perceptíveis na obra. Há a explanação do racismo tão aprofundado na sociedade norte-americana, além do ideal imperialista que tenta reger as escolhas e comportamentos de outros países.
 É bem difícil resumir esse livro porque é um trabalho cheio de informações, dessa forma o que posso trazer de mais útil sobre ele é que se trata de uma obra muito acessível, não é de conteúdo estritamente acadêmico, é de uma riqueza enorme e é uma síntese dos principais fatos históricos que moldaram os EUA.
 Indico com certeza para todos aqueles que desejam conhecer mais não tão somente sobre os EUA, mas sobre a história mundial porque nas palavras do próprio Karnal: "Para o bem e para o mal, o destino do planeta está associado aos EUA."
No mais, te desejo um excelente novo ano e muitas boas leituras!

Abraços literários,

Denise.

Comentários

  1. Boa indicação de leitura, cofesso que conheço pouco a história do EUA. Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Saber o que acha é um prazer,obrigada por sua opinião!