6) Vidas provisórias - Edney Silvestre





Esse é o sexto livro que venho comentar e indicar para quem lê o blog. Trata-se de um romance, escrito pelo brilhante jornalista Edney Silvestre, que foi ganhador do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de literatura, ambos em  2010. Com certeza você já o viu na televisão, pois ele foi correspondente da globo nos EUA durante algum tempo.
O livro é de uma riqueza extrema, eu particularmente gosto muito de livros escritos por jornalistas, porque são textos bem estruturados, que conseguem transmitir assuntos difíceis de serem abordados por uma linguagem acessível e envolvente. 
Sobre o conteúdo do livro, são duas estórias que aparentemente acontecem de forma paralela dentro do mesmo livro; a primeira é a estória de Paulo, que é um exilado brasileiro na Suécia, que sofreu muito no Brasil na época da ditadura. As narrativas de Paulo sobre as situações a que foi submetido durante as sessões de tortura, me deixaram muito incomodada, ao ponto de parar a leitura e voltar depois, porque de fato são muito realistas e mexem muito com o coração do leitor. Ademais, Paulo vive uma estória de amor com Ana, com quem se casa e constrói uma família, que apesar de longe da pátria, fala português e sonha constantemente com o Brasil.
Bárbara que é uma outra expatriada do Brasil, vai para os EUA durante a crise do governo Collor, e sem nenhum tipo de preparo (pois nem o inglês sabia falar) vai trabalhar de empregada doméstica em vários tipos de casa, conhecendo muitos tipos de pessoas, desde prostitutas até boêmios rebeldes. Na minha visão, Bárbara é mais infeliz que Paulo porque é mais nova, menos instruída e mais solitária, mas ambas as estórias são tocantes e nos levam a reflexão profunda sobre a situação dessas pessoas que são condicionadas a deixar o país em busca de segurança e garantia de sobrevivência.
O romance é bem realista, traz uma abordagem histórica, política e atual.
Indico com certeza!


Comentários